Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

Zashi Apresenta
Matéria publicada no Zashi edição 3 - Novembro de 2007

Marcelo Katsuki

(Por Suzana Sakai | Foto: Arquivo Pessoal)

Arquiteto, cozinheiro, artista, jornalista, DJ. Fica difícil definir uma personalidade como a de Marcelo Katsuki, que se destaca em qualquer área em que queira se aventurar.

Ele, que atualmente trabalha como editor de Arte do jornal Folha de S.Paulo, prepara-se para lançar um livro com os melhores textos e receitas do blog Comes & Bebes. Em meio a uma tumultuada agenda, Kastuki conseguiu um tempinho para falar um pouco mais sobre seu trabalho para a equipe da Zashi. Confira!

Zashi - Você é formado em arquitetura e gastronomia. Como foi parar no mundo da comunicação?
Katsuki -
Trabalhei em diversas áreas da arquitetura (edificações, design de mobiliário, iluminação, comunicação visual) e essa experiência resultou no convite do jornal Folha de S.Paulo para trabalhar como consultor no caderno de Imóveis. De lá para a editoria de Arte foi uma trajetória natural, já que sempre gostei de trabalhar com design gráfico também. Já o blog Comes & Bebes foi um passo mais ousado, que só aceitei em função da minha enorme paixão pela gastronomia

Zashi - Atualmente, você está trabalhando em um livro. Do que se trata a obra? Qual a previsão de lançamento?
Katsuki -
O livro será uma compilação dos melhores textos e receitas do blog Comes & Bebes (http://www.folha.com.br/marcelokatsuki), mas terá também material inédito, que ainda estou preparando. O lançamento deve ocorrer só no ano que vem, pois quero preparar o material com o maior cuidado possível. Embora tudo na minha vida seja feito sempre às pressas, espero conseguir um pouco de tempo para me dedicar ao livro.

Zashi - Você também é DJ. Quando você toca (ou tocava), leva em consideração algum aspecto oriental na hora de escolher as músicas?
Kastuki -
Eu nunca me preocupo em resgatar ou imprimir aspectos orientais em qualquer atividade, mas sei que eles estão sempre presentes em tudo o que faço. Seja em um desenho de página ou no ângulo com que capturo uma foto. Mesmo em uma seleção musical, há um olhar oriental, uma abordagem mais zen das coisas. Acho que é genético mesmo e eu adoro essa peculiaridade do meu trabalho. Acaba sendo um diferencial.

Zashi - Você mantêm um blog especializado em gastronomia. O que mais aprecia nessa arte?
Katsuki -
A alquimia. Alguns poucos chefs conseguem transcender o aspecto físico da comida para criar momentos que elevam o nosso espírito. É nessa hora que a gastronomia se revela uma arte de fato, com o poder de nos transportar da realidade mundana para um cenário dionisíaco. Comer é um dos maiores prazeres que podem existir.

Zashi - Além de editor, DJ, escritor e especialista em gastronomia, você ainda confecciona as camisetas de sua marca, a T-kats. Qual é a fórmula para conseguir fazer tantas coisas notáveis e qual dessas ocupações lhe dá mais prazer?
Katsuki -
Eu diria que o segredo é abraçar a vida com prazer e deixar as coisas acontecerem naturalmente, sem forçar a barra. Quando você faz as coisas de que realmente gosta, fica tudo muito mais fácil. Claro que fazer tantas coisas ao mesmo tempo exige muita dedicação, daí você tem de fazer escolhas, concessões. No momento, tenho me divertido gravando os podcasts da Folha, um novo desafio que exige de mim uma nova faceta, a de locutor. E continuo desenhando, tocando em festinhas de amigos, cozinhando, bebendo, fazendo fotos, escrevendo...


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


9 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)