Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

HISTÓRIA DA ESCRITA JAPONESA
Matéria publicada no Zashi edição 9 - Maio de 2008

LEITURA DE IDEOGRAMAS 4
Jukugo – Ateji

O ateji () é uma forma de leitura que ignora o significado ou a leitura padrão dos compostos de ideogramas. Isso pode ocorrer de duas formas: considerando-se somente o som dos ideogramas ou aproveitando somente o significado deles

Empréstimo de leitura

Como exemplo da primeira forma, tem-se a palavra (sushi), em que (su) significa vida longa; e (shi), administrar. Como se pode observar, nenhum dos dois ideogramas remete à idéia de sushi, comida japonesa feita de arroz e frutos do mar. A técnica do ateji é fundamentada no empréstimo de leitura, conhecido como kasha, tratado no último artigo da série Classificação dos Ideogramas.

O ateji que toma emprestado apenas o significado do ideograma tem como exemplo a palavra (tabako = tabaco, cigarro). O ideograma tem a leitura chinesa en e significa fumaça. Já a leitura chinesa de é sou, que significa “mato” ou “grama”.

Representação e conceito

Para representar a palavra “cigarro” por meio da escrita em japonês, foram levados em consideração os conceitos de cada um dos ideogramas, desconsiderando sua leitura original.

Como exemplos de palavras originariamente japonesas que utilizam o ateji, têm-se (medetai = feliz, auspicioso) e (yabo = falta de elegância); palavras estrangeiras, conhecidas como gairaigo, (biiru = cerveja, do holandês) e (kiseru = cachimbo, do cambojano).

Colaboradores: Ayako Akamine e Anderson Missao Morishita
Coordenação: Profª. Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª.Drª. Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


18 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)