Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

MAPA DAS PROVÍNCIAS
Arquivo NippoBrasil - Matéria publicada no Zashi edição 2 - Outubro de 2007


Aomori

(Fotos: JNTO e Divulgação)

Situada mais ao norte da ilha principal do Japão, a província de Aomori possui bela natureza representada por Shirakami- Sanchi (área das montanhas de Shirakami), reconhecida como patrimônio mundial, e se sustenta pela indústria da pesca e de produtos marinhos.

Informações Gerais

CAPITAL: Aomori

REGIÃO: Tohoku (nordeste do Japão)

POPULAÇÃO: 28ª maior província do Japão e terceira entre as seis províncias do nordeste do Japão, ficando atrás de Miyagi e Fukushima, com 1.436.628 habitantes (dados de outubro de 2005)

ÁREA TOTAL: Oitava maior província do Japão, com 9.606.83 km² (dados de outubro de 2005)

COMPOSIÇÃO: 10 cidades, 22 municípios e 8 vilas (dados de abril de 2006)

Principais Cidades

AOMORI (CAPITAL)
(população: 311,492 – dados até janeiro de 2005) capital de Aomori. Órgãos administrativos e escritórios filiados encontram-se na cidade de Aomori. É famosa por realizar a Festa de Nebuta.

HACHINOHE
Tem prosperado como resultado das importações e exportações de variados produtos industriais. Uma das maiores cidades de pesca no Japão.

HIROSAKI
Foi originalmente a base do clã feudal Tsugaru. Muitas de suas estruturas históricas, como o Castelo de Hirosaki, continuam preservadas até hoje. Mais da metade da produção nacional da maçã é feita em Aomori, com destaque para Hirosaki.

Símbolos de Aomori

BANDEIRA
A parte verde é o desenho do mapa da província de Aomori. A parte branca representa o infinito universo e o seu verde profundo simboliza a esperança e o futuro pelo crescente progresso da província. Foi adotada em 1961.

FLOR DA PROVÍNCIA “Flor da maçã”
Indicada em comemoração do centenário de Aomori. Primeiro lugar no ranking de produção da fruta, elas florescem do início até meados de maio e têm pétalas brancas. Adotada em 1971.



Especialidade da Região

MAÇÃ
Há um famoso provérbio no Ocidente que diz: “Uma maçã digerida por dia distancia o médico”. O cultivo da maçã praticamente não tem descanso, pois começa desde o corte dos galhos no inverno até a colheita, que é feita no outono. Mais da metade da produção nacional da maçã é feita em Aomori.

As maçãs de Aomori são suculentas devido à paixão e ao esforço dos produtores em fornecê-las durante o ano todo sempre com boa qualidade.

Festivais e Eventos

FESTIVAL DE NEBUTA AOMORI
O Festival de Nebuta Aomori é um dos três mais conhecidos festivais do fogo do Japão. Nele, cerca de 20 nebutas (gigantes carros alegóricos iluminados com bonecos que chegam a pesar até 4 toneladas) desfilam ao som do taikô, flauta e com cerca de 200 mil foliões vestidos a caráter e dançando o haneto (dança típica).

Cidadãos Famosos

DAZAI OSAMU
autor

MAEDA MITSUYO (CONDE KOMA)
Judoca, fundador do jiu-jitsu brasileiro e falecido no Brasil.

AWAYA NORIKO
Uma das pioneiros da música chanson no Japão.

Gastronomia Típica

PRODUTOS MARÍTIMOS:
Nanakohattin (peixes e moluscos de Aomori). Nanako, sete tipos de ovas: konoko, takonoko, hotatenoko, sujiko, mashirako, buriko, tarako. Hattin: guloseimas, como kurigani, gasaebi ou shako, namako, uni, fujibbo, shirauo, same e hoya. Doudoukokonoshina: mebaru (black rockfish), aburame (ainame), ika (lula), hotate (molusco japonês), hirame (linguado), sake (salmão), tara (bacalhau), saba (cavala) e iwashi (sardinha).

Intercâmbio Internacional

A prefeitura de Aomori mantém intercâmbio com quatro regiões pelo mundo:
• Estado de Santa Catarina (Brasil)
• Região de Khabarovsk (Rússia)
• Estado de Maine (EUA)
• Região de Liguria (Itália)


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


13 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)